Quero Ser Mais – E6G faz nascer Jardim Ecológico no Tortosendo

07-04-2018

“Tem o Zêzere a seus pés a beijar os salgueirais, onde as Marias e Josés vão trocar seus madrigais”. Assim descreve o hino do Tortosendo entoado pelas vozes do coro do Bairro do Belo Zêzere. Mas, agora, há mais que salgueirais na freguesia, após o nascimento do Jardim Ecológico do Tortosendo, criado pelos jovens e pela comunidade para “semear Escolhas sustentáveis”.

Inaugurado esta sexta-feira, dia 6 de abril, no âmbito da iniciativa Escolhas de Portas Abertas, pelos elementos do consórcio do projeto Quero Ser Mais – E6G, que atua naquela localidade da Covilhã, e pela diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó, e com o auxílio dos Guardiões da Serra da Estrela, o jardim conta com um vasto rol de plantas cujo levantamento foi feito com recurso às memórias de outros tempos naquela comunidade.


Tânia Araújo, coordenadora do Quero Ser Mais – E6G, conta que esta é uma atividade preparada ao longo de duas intensas semanas, para que “pudéssemos trazer desde os mais pequeninos aos mais experientes para nos virem ajudar neste jardim e também para podermos mostrar, na rua, aquilo que o projeto faz diariamente, que é tornar as crianças e jovens em cidadãos preocupados com o mundo onde vivem e que possam ser exemplos para os outros”.


Ali, naquele que se apresenta como um espaço inovador, os intensos cheiros das plantas aromáticas irão passar a conviver com espécies autóctones como o azevinho, o medronheiro, o loureiro ou o carvalho. Este último teve honras de dar início aos trabalhos de plantação no novo jardim.


“Plantar aqui árvores autóctones, respeitadoras do ambiente e amigas da água, através de uma experiência intergeracional digna de registo, consideramos que é algo que deve ser replicado pelo concelho, criando espaços mais disciplinados, amigos do ambiente e defensores da natureza”, ressalva o autarca deste concelho que serve de porta de entrada à Serra da Estrela, espaço verde que no último ano não escapou à vaga de incêndios que assolou o país.


O Escolhas de Portas Abertas decorre até ao próximo dia 8, contando com perto de 200 atividades projetadas e colocadas em prática pelos 109 projetos financiados em 2018 pelo Programa Escolhas, à qual se junta o projeto-piloto a decorrer no Luxemburgo.

Conheça todo o programa do evento em https://goo.gl/ko78ij

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário