Programa Escolhas volta a assinalar ALL DIGITAL Week

27-03-2018
Pelo quarto ano consecutivo, o Programa Escolhas lançou o desafio aos seus projetos para se associarem à comemoração da ALL DIGITAL Week, que este ano se assinalou de 19 a 25 de março, e que pretende sensibilizar a população para a importância das competências digitais no dia a dia e, em especial, em contexto laboral.

Com um total de 62 projetos a responderem positivamente ao desafio, perto de 1.200 crianças e jovens estiveram envolvidas nas atividades planeadas e colocadas em prática por cada um dos projetos Escolhas.

Num rol diverso de atividades, a segurança online foi um dos temas transversais abordados nas sessões dinamizadas pelos projetos Escolhas. Com duas atividades planeadas – “Os Perigos da Internet” e “Os Perigos da Internet em Banda Desenhada” – o projeto CIGA GIRO – E6G, de Vila Verde, trabalhou esta temática “tão pertinente nos dias de hoje” através da criação de diferentes histórias em banda desenhada, através da plataforma StoryBoard.

Recorrendo a outra plataforma, o Scratch, também o projeto EI! - Educação para a Inclusão - E6G, de Fafe, promoveu o recurso a esta ferramenta de programação, de forma a “criar pequenas sequências animadas de forma simples, divertida e eficiente”, conta Joana Freitas, Monitora TIC do projeto.

De frisar ainda, a compilação criada por Ana Catarina Rocha, participante do Rotas do Bairro – E6G, de Lisboa. Este documento reúne todo o material encontrado pela jovem na internet sobre navegação segura na internet e acabou difundido aos restantes participantes deste projeto da Freguesia de Avenidas Novas.

Dinamizada pela ALL DIGITAL (antiga Telecentre Europe), uma organização que representa várias entidades europeias cuja missão é promover a inclusão e a literacia digital na Europa, a ALL DIGITAL Week – anteriormente designada Get Online Week – conta com a participação do Programa Escolhas, através dos seus projetos, desde o ano de 2015. Em nove edições, o evento já envolveu mais de 60 organizações, entre as quais o Programa Escolhas, em 34 países, alcançando cerca de 900 mil participantes.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário