Bolseiros reunidos para refletir sobre 1º ano de OPRE

16-09-2017
O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) acolhe, durante a tarde deste sábado, dia 16 de setembro, o quarto e último encontro de estudantes universitários/as de etnia cigana, promovido no âmbito da 1.ª edição do Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE), para o ano letivo 2016/2017.

Esta reunião tem como objetivo promover uma reflexão sobre a participação no OPRE, bem como a partilha dos resultados alcançados nesta primeira edição, confrontando as expectativas iniciais com os resultados finais do programa.

Desenvolvido em parceria pelo ACM, I.P, através do Programa Escolhas, pela Associação Letras Nómadas e pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, este programa de capacitação teve como objetivos dotar os/as estudantes das competências necessárias para alcançar o sucesso no ensino superior, prepará-los/as para os diversos desafios inerentes à frequência deste grau de ensino, incentivá-los/as ao empoderamento, ao desenvolvimento pessoal, à igualdade de género, à exploração da identidade cigana, à conciliação com novos elementos identitários e à promoção da coesão grupal.

Recorde-se que as inscrições para 2.ª edição do OPRE estão abertas e decorrem até ao próximo dia 14 de outubro. Para o ano letivo 2017/2018, está prevista a atribuição de 30 bolsas de estudo a estudantes ciganos/as que se encontrem inscritos no ensino superior, assim como um conjunto de medidas de formação, tutoria e acompanhamento destes/as jovens bolseiros/as e respetivas famílias.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário