Projecto "Diferentes Origens, Uma Cidadania"

09-08-2011
Entre os dias 17 e 19 de Junho, jovens do projecto Távola Redonda, de Caneças representaram Portugal num intercâmbio com França e Hungria que teve lugar nas instalações da Casa da Cultura de Caneças.

Este intercâmbio surge no âmbito do Projecto Diferentes Origens, Uma Cidadania e contou com a participação de 17 elementos.
O primeiro contacto entre os três paises contou com um conjunto de dinâmicas de apresentação e quebra-gelo, para facilitar a aproximação, conhecimento e interacção entre os participantes. 
Seguiu-se um tempo de reflexão e debate sobre a promoção do diálogo intercultural, combate ao preconceito e cidadania. 
Ainda no periodo da manhã houve tempo para iniciar mais um tempo do workshop sobre filmagens e realização de documentários. Este prosseguiu durante a tarde, com a visualiação de alguns documentários realizados em França, o levantamento das diferentes filmagens a realizar por cada um dos elementos participantes do Projecto, e a experimentação prática do material de filmagem.
O segundo dia decorreu com o início de algumas filmagens para o documentário. 
Foi uma experiência bastante interessante, do ponto de vista teórico e prático: entre guião, entrevista, realização, operador de som, de câmara, assistente, foi possível experienciar, mesmo que em pequena escala, o que implica uma actividade desta natureza.
No final, apesar do cansaço, o sentimento era de grande alegria e satisfação pelo trabalho realizado. Os participantes deste intercâmbio reconhecem assim mais uma oportunidade de partilha e aprendizagem.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário