ESCOLHAS EM AÇÃO

Institucional

  • Garantia Jovem dada a conhecer aos projetos Escolhas

    21-02-2018
    O Programa Escolhas marca presença esta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, numa sessão de apresentação da “Garantia Jovem”, um programa de apoio ao emprego lançado pela União Europeia e adotado pelo Governo de Portugal, com apoio de vários parceiros.
  • Inscrições abertas para 5ª Academia de Líderes Ubuntu

    16-02-2018
    Está prestes a arrancar a 5ª edição da Academia de Líderes Ubuntu, um projeto de educação não formal, promovido pelo IPAV e destinado a jovens, entre os 18 e os 35 anos, com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos vulneráveis ou com intenção de vir a atuar nesses mesmos contextos.
  • Escolhas participa na receção à delegação da Ashoka em visita ao ACM

    30-01-2018
    O Programa Escolhas participou esta segunda-feira, dia 29 de janeiro, na receção do ACM, I.P. à comitiva espanhola da organização internacional Ashoka, que promove o empreendedorismo social. A acompanhar esta delegação internacional esteve ainda Rui Nunes da Silva, Secretário-Geral do Instituto Padre António Vieira (IPAV).
  • Secretária de Estado visita projeto +Esc@Up – E6G

    29-01-2018
    O projeto +Esc@Up – E6G, de Câmara de Lobos, recebeu esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, em visita ao arquipélago da Madeira.
  • O ACM, I.P. deseja-lhe Festas Felizes!

    22-12-2017
    O ACM, I.P. deseja-lhe Festas Felizes!
  • "ACM em revista! n.º 7 já está online

    22-12-2017
    Conheça os principais intervenientes no processo de acolhimento e integração de Pessoas Refugiadas. Na edição n.º 7 da "ACM em revista" damos voz a quem acolhe e a quem é acolhido e divulgamos também algumas das melhores experiências de integração.
  • Gala Escolhas 2017 - jovens talentos distinguidos

    20-12-2017
    A Fundação Calouste Gulbenkian acolheu esta quarta-feira, dia 20 de dezembro, a Gala Escolhas 2017, que celebrou em simultâneo os 17 anos de atividade do Programa Escolhas (PE), do ACM, e o talento dos jovens dos projetos, numa cerimónia apresentada por Carolina Torres. A ocasião contou com as presenças da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do PE, Pedro Calado, e da Diretora deste Programa, Luísa Ferreira Malhó.
  • Revista Escolhas n.º 40 - Associativismo Jovem em destaque

    19-12-2017
    O Programa Escolhas, do ACM, lança esta terça-feira, dia 19 de dezembro, a edição n.º 40 da sua revista. Conheça, neste número dedicado ao Associativismo Jovem, o papel fulcral das associações nos percursos de vida de jovens com capacidade de fazer a diferença nos bairros onde vivem e nas comunidades em que se inserem.
  • Presidente da República recebeu jovens OPRE

    06-12-2017
    O Presidente da República recebeu, em audiência no Palácio de Belém, os/as jovens participantes no Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE), na tarde de terça-feira, dia 5 de dezembro. Concluindo que "não se podem generalizar juízos em relação a certas comunidades", como não se pode "generalizar a intolerância", o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa encorajou os/as jovens a continuarem “a fazer a diferença”. Neste encontro, em que foi salientada a importância do OPRE para a inclusão de jovens ciganos/as e da integração das comunidades ciganas pela Educação, estiveram também presentes a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, a Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó e os pioneiros do Programa OPRE, Olga Mariano e Bruno Gonçalves.
  • “Família do Lado” 2017 - mais famílias a participar

    06-12-2017
    A Família do Lado 2017 conseguiu reunir, no dia 26 de novembro, cerca de 400 famílias em ambiente de diversidade e partilha. O balanço foi “muito positivo” com esta 6.ª edição a registar a maior adesão de sempre: mais famílias, mais participantes e uma maior variedade de nacionalidades. Esta iniciativa do ACM assinalou este ano 117 almoços entre 398 famílias - 215 famílias migrantes e 185 famílias autóctones – envolvendo um total de 1036 pessoas - 527 migrantes e 509 autóctones - e 171 voluntários, de 43 nacionalidades diferentes: Angola, Argélia, Argentina, Bangladesh, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, China, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, Egipto, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, Gana, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Índia, Inglaterra, Iraque, Itália, Letónia, Líbia, Marrocos, México, Moçambique, Nepal, Palestina, Paquistão, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Senegal, Síria, São Tomé e Príncipe, Turquia, Ucrânia e Venezuela. Das 99 entidades que tentaram organizar a Família do Lado - 9 autarquias, uma universidade, 12 entidades da sociedade civil e 75 projetos do Programa Escolhas – 81 realizaram efetivamente os almoços, que decorreram em 47 municípios: Albufeira, Almada, Amadora, Barcelos, Barreiro, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Constância, Covilhã, Cuba, Estarreja, Évora, Faro, Fundão, Gondomar, Guarda, Guimarães, Lagoa, Leiria, Lisboa, Loulé, Lousã, Maia, Matosinhos, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Odivelas, Oeiras, Ovar, Paços de Ferreira, Peniche, Ponta Delgada, Portalegre, Portimão, Porto, Santarém, São Brás de Alportel, Seixal, Setúbal, Sintra, Trofa, Viana do Castelo, Vila N. Famalicão, V.N. Gaia.

FACEBOOK