ESCOLHAS EM AÇÃO

Institucional

  • Projetos Escolhas na “Família do Lado” 2019

    29-11-2019
    Os projetos do Programa Escolhas, integrado no ACM, estão, uma vez mais, entre as entidades que, em 2019, participaram na “Família do Lado”. Uma edição que, segundo os dados já apurados, juntou à mesa, num encontro de partilha de culturas e de afetos, 391 famílias (203 famílias migrantes e 184 famílias autóctones), 1.075 participantes, de 38 países, em 117 almoços, no dia 24 de novembro, em todo o país. Um “momento de partilha fantástico”, “muito agradável e unificador”, que se repetirá certamente, nas palavras de algumas das pessoas que nele participaram.
  • Programa ROMA Educa - Lista de Bolseiros/as admitidos/as

    20-11-2019
    O ACM publica esta quarta-feira, dia 20 de novembro, a Lista dos/as bolseiros/as do Programa ROMA Educa. Esta iniciativa, promovida por este Instituto Público, através do seu Programa Escolhas, tem o objetivo central de atribuir 100 bolsas de estudo a estudantes provenientes das comunidades ciganas, para o ano letivo 2019/2020, visando o apoio à frequência e permanência no ensino secundário.
  • Projetos E7G da zona de Lisboa na Corrida Mini Campeões EDP

    21-10-2019
    A convite da Fundação Benfica, as crianças e jovens dos projetos do Programa Escolhas E7G, da zona de Lisboa, participaram este sábado, dia 19 de outubro, na Corrida Mini Campeões EDP, realizada no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa. Destaque aos dois participantes do projeto Inovação Social 4.0 - E7G, que alcançaram o 2.º lugar no escalão dos 11 aos 13 anos (masculino e feminino). Parabéns a todos os/as desportistas "Escolhas"!
  • Seminários regionais reúnem 172 técnicos/as dos projetos Escolhas E7G

    18-10-2019
    172 técnicos/as dos projetos do Programa Escolhas E7G reuniram-se esta semana, em Lisboa, Porto e Coimbra, dias 14, 16 e 18 de outubro, para participarem nos seminários regionais, que visam capacitar e orientar as equipas para o planeamento e construção de ferramentas e recursos de apoio ao trabalho a realizar no terreno. Esta iniciativa irá culminar com a criação de uma "Toolbox Escolhas", que irá agregar todos os recursos que serão criados pelos projetos.
  • 9 projetos "Escolhas" reunidos em workshop de “Robótica e Programação”

    14-10-2019
    11 técnicos/as de 9 projetos do Programa Escolhas E7G participaram no workshop de “Robótica e Programação”, promovido pela Fundação EVERIS, na última sexta-feira, dia 11 de outubro. A iniciativa teve o objetivo central de apresentar as várias iniciativas de criação digital, como videojogos, robótica, invenções, design e impressão 3D, como ferramentas propícias à criatividade e ao trabalho em equipa. Para os/as técnicos/as, esta ação constituiu uma oportunidade de avaliar se este tipo de atividades se adequam ao trabalho que desenvolvem com os/as seus jovens.
  • Programa ROMA Educa 2019/2020 - candidaturas prolongam-se até 11 de outubro

    01-10-2019
    Ainda vais a tempo de te candidatares ao Programa ROMA Educa, iniciativa promovida pelo ACM, através do seu Programa Escolhas, com o objetivo de atribuir 100 bolsas de estudo a estudantes provenientes das comunidades ciganas, para o ano letivo 2019/2020, visando o apoio à frequência e permanência no ensino secundário. Fica atento/a e não deixes passar a oportunidade, pois o prazo para inscrições foi alargado até dia 11 de outubro. Sabe mais e candidata-te aqui.
  • Jogo “Agora Falo Eu” apresentado no Porto

    12-09-2019
    A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e o Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, participaram na apresentação pública do jogo pedagógico “Agora Falo Eu”. A iniciativa, que contou também com a intervenção do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, decorreu no dia 11 de setembro, no Projeto Raiz - E7G, do Programa Escolhas, integrado no ACM, em Ramalde, no Porto.
  • Campeão Mundial de Judo participou em projeto do Programa Escolhas

    02-09-2019
    O novo Campeão Mundial de Judo, Jorge Fonseca, foi um dos jovens participantes do Projeto "Escola Mais", implementado na Damaia - Amadora, durante três gerações do Programa Escolhas, do ACM. Foi neste projeto, promovido pela Associação Nacional de Mediação Sócio-cultural, que o jovem começou a praticar esta modalidade desportiva. Veja o vídeo
  • 102.º CLAIM abre no Instituto Politécnico de Viseu

    09-08-2019
    A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, participou esta sexta-feira, dia 9 de julho, na abertura do 102º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), no Instituto Politécnico de Viseu (IPV). O momento contou com a presença da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, e do Presidente do IPV, João Monney Paiva, que assinaram o Protocolo de Colaboração entre as duas entidades.
  • 101.º CLAIM abre em Arruda dos Vinhos

    08-08-2019
    A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, participou esta quinta-feira, dia 8 de agosto, na abertura do 101º Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em Arruda dos Vinhos. O momento contou ainda com a presença da Vogal do Conselho Diretivo do ACM, Romualda Fernandes, e do Presidente da autarquia, André Rijo, que assinaram o protocolo de colaboração entre as duas entidades.

FACEBOOK