No âmbito do plano de formação, o Programa Escolhas arranca esta terça-feira, dia 10 de abril, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa, com uma Formação Pedagógica de Formadores, dirigida a Dinamizadores/as Comunitários/as dos projetos financiados pelo PE.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, assinalado a 8 de abril, um grupo de representantes de uma comunidade cigana de Braga esteve esta sexta-feira, dia 6 de abril, na Presidência de Conselho de Ministros, onde foi recebido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
O concurso nacional “77 Palavras Contra a Discriminação Racial” foi apresentado esta quarta-feira, dia 21 de março, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, na sede da Associação para o Desenvolvimento Comunitário - Casa Seis, em Agualva e Mira Sintra, entidade promotora do projeto Desafios – E6G, dinamizado pelo Programa Escolhas, do ACM.
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial que se assinala esta quarta-feira, dia 21 de março, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial lança, com o apoio do ACM, o Concurso Nacional “77 Palavras Contra a Discriminação Racial”. Um desafio de escrita criativa que tem por finalidade convidar à redação de textos exatamente com 77 palavras que promovam a interculturalidade e o combate à discriminação racial. O prazo de candidatura termina a 4 de maio de 2018.
O auditório do CNAIM – Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa recebe esta terça-feira, dia 20 de março, a primeira sessão da formação “Igualdade de Género – prevenção e combate à violência doméstica e de género”, dinamizada pelo Programa Escolhas.
O Programa Escolha associa-se ao projeto Aventura Social que vai levar a cabo, no dia 22 de março, na Universidade de Lisboa, uma sessão de debate sobre o estado de saúde dos jovens portugueses e das políticas públicas nas áreas da prevenção da violência, cuidados primários e vacinas, dieta saudável e exercício, saúde mental, desenvolvimento sexual e saúde, e uso substâncias e dependências.
A formação ACM, I.P., dirigida a cidadãos, profissionais e entidades que, direta ou indiretamente, estejam ligados às questões da Interculturalidade e das Migrações, é realizada através da Bolsa de Formadores ACM. A Bolsa de Formadores tem como objetivos: Promover uma melhor compreensão da diversidade cultural; Sensibilizar para o acolhimento e integração de migrantes e minorias étnicas em Portugal; Formar para a interculturalidade.
Nos meses de março e abril, o Programa Escolhas volta a apontar os focos sobre a temática da Violência no Namoro, com a dinamização de duas formações: “Igualdade de Género” e “Violência Doméstica”. O curso “Igualdade de Género – prevenção e combate à violência doméstica e de género” será ministrado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e decorre em Lisboa, a 20 de março e 12 de abril, no Auditório do CNAIM – Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa, e no Porto, a 23 de março e 16 de abril, no Instituto Português da Juventude, IPDJ, I.P. do Porto.
Terminou esta segunda-feira, dia 5 de março, o ciclo de três sessões da formação em “Medição de Impacto”, dinamizada pelo Programa Escolhas (PE) e destinada aos coordenadores dos projetos locais financiados pelo PE.
Os 32 jovens ciganos integrados no programa OPRE estão, este fim de semana, 3 e 4 de março, reunidos para o 2.º Encontro do Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE), onde vão debater temas como a identidade, diversidade e cidadania.