ESCOLHAS EM AÇÃO

Institucional

  • ACM no 2.º Evento Multiplicador do ComNetNEET

    07-05-2019
    O ACM, representado pelo Programa Escolhas, participou e interveio no 2.º Evento Multiplicador do Projeto ComNetNEET – NEETSinACTION. A iniciativa decorreu no dia 3 de maio, no Espaço LX Jovem, e teve como objetivos fazer um ponto de situação da implementação do Projeto, bem como criar um espaço de partilha de Boas Práticas, entre as várias entidades presentes.
  • Relatório europeu sobre jovens migrantes e refugiados/as - Programa Escolhas reconhecido como boa prática nacional

    03-05-2019
    O Programa Escolhas, do ACM, foi referenciado como uma boa prática nacional no Relatório sobre jovens migrantes e refugiados/as - “The contribution of youth work in the context of migration and refugee matters” - lançado, no último mês de abril, pela Comissão Europeia. Conheça o Relatório aqui.
  • Estudantes refugiados/as - 2.ª edição "Living in a Different Culture"

    29-04-2019
    Estão abertas as inscrições para a 2.ª edição do "Living in a Different Culture", um curso introdutório à Sociedade, Cultura e Língua Portuguesa, destinado a estudantes refugiados/as, interessados/as em prosseguir a formação superior em Portugal. Este curso inicia a 13 de maio e irá prosseguir até 6 de junho.
  • DGE apresenta Guião "Promover a Inclusão e o Sucesso Educativo das Comunidades Ciganas"

    23-04-2019
    A Direção-Geral da Educação (DGE) apresentou esta terça-feira, dia 23 de abril, no Agrupamento de Escolas de Esgueira, em Aveiro, o Guião Promover a Inclusão e o Sucesso Educativo das Comunidades Ciganas, planeado com o objetivo de promover a inclusão das crianças e jovens das comunidades ciganas no sistema educativo. A sessão de apresentação contou com a participação do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado. Este Guião, que contou com a colaboração de vários estabelecimentos de ensino e outras entidades, pretende orientar e apoiar o trabalho das escolas portuguesas neste processo de integração das comunidades ciganas. Este Guião inclui no seu conteúdo relatos e testemunhos de práticas e projetos, numa útil partilha de conhecimento, que irão servir de inspiração para consolidar o trabalho da DGE nesta área.
  • Dinamizadores/as Comunitários/as visitam o Palácio de São Bento

    17-04-2019
    Um grupo de 16 dinamizadores/as comunitários/as do Programa Escolhas, do ACM, visitaram, na terça-feira, dia 16 de abril, o Palácio de São Bento. A iniciativa decorreu de um convite da então Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuela Leitão Marques, que saudou os/as jovens, fazendo-se acompanhar pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, pelo Alto-Comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, e pela Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, do ACM, Luísa Ferreira Malhó.
  • 3.ª edição OPRE - Prazo de submissão de candidaturas reaberto até 30 de abril

    17-04-2019
    A fase de candidaturas à 3.ª edição do Programa Operacional de Promoção da Educação – OPRE, que terminou a 12 de abril, resultou num total de 33 candidaturas apresentadas. Prevendo o Programa OPRE a atribuição de 40 bolsas de estudo aos/às estudantes que reúnam as condições de acesso previstas no Regulamento e existindo dotação orçamental para apoiar mais 7 candidaturas, o ACM determina a reabertura do prazo de submissão das candidaturas até dia 30 de abril.
  • Associação Mais Cidadania promove oficina de formação de exploração do Toolkit Geração Global

    15-04-2019
    A Associação Mais Cidadania vai promover, nos dias 3 e 4 de maio, uma oficina de formação de apresentação e exploração do Toolkit Geração Global, enquadrada no projeto Geração Global. Esta ação irá decorrer nas instalações do IPDJ, em Moscavide. A iniciativa destina-se a psicólogos, professores, youthworkers e outros agentes educativos que trabalham ou queiram vir a trabalhar a temática dos Direitos Humanos com os jovens entre os 13 e os 20 anos de idade. Este projeto pretende promover a Educação Global junto dos jovens, sensibilizando-os para a vivência de uma cidadania democrática, para a participação, justiça, equidade e cultura de Direitos Humanos.
  • Workshop "Net_Telling" - Inscrições abertas até 22 de abril

    12-04-2019
    Estão abertas as inscrições, até dia 22 de abril, para o workshop "Net_Telling", um novo recurso que utiliza a técnica de storytelling sobre a atual cultura virtual juvenil, focado no relacionamento dos jovens com a Internet. A iniciativa é promovida pelo Centro Internet Segura, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Saiba mais e inscreva-se aqui.
  • Dia Internacional das Pessoas Ciganas - ACM lança novo Programa de debate entre mulheres ciganas

    10-04-2019
    O ACM irá lançar um novo Programa dedicado ao debate entre mulheres ciganas. A iniciativa, intitulada Círculos de Fala de Mulheres Ciganas, foi anunciada esta segunda-feira, dia 8 de abril, na cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, realçando que “É preciso dar a voz às mulheres ciganas – são elas que fazem a mudança!”.
  • Governo lança a campanha “Não corte o Futuro!” nos aeroportos nacionais

    05-04-2019
    “Não corte o futuro!” é o mote da campanha lançada esta sexta-feira, dia 5 de abril, nos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto, com o objetivo de alertar para as consequências da mutilação genital feminina (MGF) no bem-estar de meninas e mulheres, entre as quais se incluem graves repercussões ao nível da saúde física e psicológica. Esta campanha dá continuidade ao trabalho do Governo com organizações e profissionais para a erradicação da MGF. A prevenção e combate às práticas tradicionais nefastas, nomeadamente a MGF e os casamentos infantis, precoces e forçados é um dos objetivos estratégicos do Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica, que integra a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual.

FACEBOOK