ESCOLHAS EM AÇÃO

Institucional

  • Delegação turca conhece políticas nacionais de integração das Comunidades Ciganas

    19-09-2017
    O ACM recebeu, esta segunda-feira, 18 de setembro, a visita de uma delegação da Turquia, constituída por representantes de diversos serviços da área da educação, assistência social e políticas de família, que veio conhecer a experiência portuguesa na coordenação e implementação de políticas relativas à integração das Comunidades Ciganas. Em discussão estiveram temáticas como a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), a importância dos projetos locais do Programa Escolhas e a entrada em vigor da nova Lei contra a Discriminação Racial.
  • Projeto Becoming a Part of Europe reuniu em Braga

    18-09-2017
    O Programa Escolhas, integrado no ACM, esteve esta terça-feira, 13 de setembro, representado na reunião internacional do projeto Becoming a Part of Europe, que reuniu peritos de 15 países na Universidade do Minho, em Braga. No encontro, que serviu de preparação para a Conferência Internacional, a realizar em Amesterdão, na Holanda, foi trabalhada a temática dos desafios colocados aos Estados-Membros da União Europeia pelos fluxos migratórios, no sentido de chegar mais próximo da resposta à questão: “Como se pode utilizar o mecanismo de Trabalho Juvenil com os refugiados?”.
  • Bolseiros reunidos para refletir sobre 1º ano de OPRE

    16-09-2017
    O Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) acolhe, durante a tarde deste sábado, dia 16 de setembro, o quarto e último encontro de estudantes universitários/as de etnia cigana, promovido no âmbito da 1.ª edição do Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE), para o ano letivo 2016/2017. Esta reunião tem como objetivo promover uma reflexão sobre a participação no OPRE, bem como a partilha dos resultados alcançados nesta primeira edição, confrontando as expectativas iniciais com os resultados finais do programa.
  • Programa Operacional Para a Promoção da Educação – abertura de candidaturas

    14-09-2017
    O Programa Escolhas (PE), integrado no ACM, abre amanhã, dia 15 de setembro, as candidaturas à 2ª edição do Programa Operacional Para a Promoção da Educação – OPRE, uma iniciativa dirigida a jovens estudantes do ensino superior, provenientes das comunidades ciganas, com o objetivo central de evitar o abandono precoce deste ciclo de estudos. As candidaturas deverão ser apresentadas até dia 14 de outubro.
  • Programa OPRE - Sucesso escolar e reforço de bolsas de estudo para estudantes ciganos

    13-09-2017
    Um “momento histórico para a comunidade”. É assim que Olga Mariano, presidente da Associação Letras Nómadas encara a primeira vaga de ciganos a concluir o seu percurso no Ensino Superior, com apoio e orientação do Programa Operacional de Promoção da Educação – OPRE, financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P. através do Programa Escolhas. A cerimónia de apresentação dos resultados da 1.ª edição do Programa OPRE - ano letivo 2016/2017, decorreu esta quarta-feira, dia 13 de setembro, no ISCTE-IUL, em presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Reitor do ISCTE-IUL, Luís Antero Reto, e da diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó.
  • Programa Operacional de Promoção da Educação - Sessão de apresentação de resultados 2016-2017

    12-09-2017
    O Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, preside amanhã, dia 13 de setembro, pelas 11 horas, na Sala dos Atos do ISCTE-IUL, à sessão de apresentação dos resultados do Programa Operacional de Promoção da Educação – OPRE (ano letivo 2016/2017).
  • Incubadora Social Ubuntu está de volta

    08-09-2017
    O Instituto Padre António Vieira (IPAV) realiza esta sexta-feira, dia 8 de setembro, no Bairro do Rego, em Lisboa, a cerimónia de relançamento da Incubadora Social Ubuntu, projeto que conta com o patrocínio do Programa Escolhas (PE). A ocasião contou com a presença da Diretora do PE, Luísa Ferreira Malhó. A Incubadora Social Ubuntu tem o objetivo central de transformar ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social, que estejam em sintonia com o espírito Ubuntu, através da capacitação/formação para o empreendedorismo social, bem como da disponibilização de recursos físicos, materiais necessários e formação na filosofia Ubuntu.
  • Fidelidade cria prémio para instituições sociais

    29-08-2017
    Consciente dos desafios que as instituições enfrentam todos os dias para garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a Fidelidade criou o Prémio Fidelidade Comunidade, no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social e da estratégia de envolvimento com a comunidade. O prémio dirige-se a instituições que promovem a inclusão social e a prevenção na saúde. As instituições sociais poderão candidatar-se anualmente a financiamento para os seus projetos ou apoio à sua capacitação, gestão e desenvolvimento, visando garantir a sua sustentabilidade a longo prazo.
  • "Meia no Pé para Calais" - Campanha Solidária até 20 de setembro

    17-08-2017
    Recolher, até dia 20 de Setembro, o máximo número de meias e levá-las ao encontro dos refugiados em Calais, cidade no norte de França, é o objetivo central da campanha solidária "Meia no Pé para Calais", promovida por três jovens ligados à área Social.
  • ACM em revista nº6 já está online

    10-08-2017
    A ACM EM REVISTA nº6 já está online. A Educação Intercultural é, nesta edição, o tema em destaque.

FACEBOOK