ESCOLHAS EM AÇÃO

  • COVID-19: Medidas, Orientações e Recomendações

    19-03-2020
    No contexto atual de medidas extraordinárias para resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/COVID-19, apresentamos algumas medidas, orientações e recomendações das entidades competentes, particularizando as que se aplicam ao ACM, I.P., aos seus serviços e aos cidadãos e cidadãs que os procuram. Consulta aqui a informação.
  • COVID 19 - Plano de Contigência do ACM, I.P.

    10-03-2020
    "De acordo com a Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, na sua atual redação, o empregador tem a obrigação de assegurar aos seus trabalhadores, de forma continuada e permanente, condições de segurança e de saúde, devendo atuar também preventivamente. Foi identificado, em 2019, pelas autoridades chinesas, um novo coronavírus, designado como SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19. O impacto potencial dos surtos por COVID-19 é elevado, sendo provável a propagação do vírus. No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2 têm vindo a ser emanadas, pela Direção-Geral de Saúde (DGS), orientações de atuação para as situações em caso de infeção suspeita ou confirmada por parte dos trabalhadores dos organismos públicos ou privados. O Despacho n.º 2839-A/2020, de 02 de março, determina a obrigação, por parte dos empregadores públicos, de se elaborar um plano de contingência alinhado com as orientações da DGS (Orientação n.º 006/2020, de 26 de fevereiro)." Neste sentido, o ACM, I.P., tem vindo a desenvolver medidas de prevenção e apresenta esta terça-feira, dia 10 de março de 2020, "o Plano de Contingência a observar-se em situação de infeção (suspeita ou confirmada), não só dos seus trabalhadores, mas também dos trabalhadores de instituições parceiras que laboram nas instalações do ACM, I.P., dos trabalhadores de empresas a prestar serviços nas instalações deste Instituto e dos cidadãos (clientes) que diariamente recorrem aos serviços de atendimento ao público disponibilizados por este Instituto.". Consulte aqui o Plano de Contigência COVID-19.
  • 4.ª edição OPRE – Jovens bolseiros/as reunidos/as em 1.º Encontro

    07-03-2020
    Os/As 39 jovens bolseiros/as da 4.ª edição do Programa Operacional de Promoção da Educação – OPRE reuniram, pela primeira vez, no dia ‪7 de março, em Lisboa. Neste que foi o primeiro Encontro presencial das 20 alunas e 19 alunos, em áreas como a Antropologia, Medicina, Turismo, Direito, Teatro ou Gestão e Administração, a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e a Presidente da Associação Letras Nómadas, Olga Mariano, realizaram os discursos inaugurais. A Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e o Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Reis, juntaram-se para a entrega dos Certificados OPRE.
  • FAPE 2020/2021 - Despacho de Prorrogação do Prazo para Submissão do Parecer do Conselho Local de Ação Social

    06-03-2020
    No âmbito das candidaturas ao FAPE 2020/2021, publica-se esta sexta-feira, dia 6 de março, o Despacho de Prorrogação do Prazo para Submissão do Parecer do Conselho Local de Ação Social (CLAS) referente a projetos de natureza Regular e Contínua.
  • 4.ª edição Programa OPRE - Candidatos/as admitidos/as

    21-02-2020
    Conheça a Lista dos/as candidatos/as admitidos/as no âmbito da nova fase de candidaturas à 4.ª edição do Programa OPRE - Programa Operacional de promoção da Educação.
  • Sónia Pereira é a nova Alta-Comissária para as Migrações

    17-02-2020
    Sónia Pereira, académica de carreira com todo um trabalho de investigação desenvolvido em torno da área das migrações, é a nova Alta-Comissária para as Migrações, assumindo assim a função de Presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações. Licenciada em Economia e Doutorada em Geografia, Sónia Pereira, de 43 anos, era responsável pela coordenação do Projeto de Assistência do Governo na Reinstalação de refugiados, na Organização Internacional de Migrações (OIM). O Jurista José Reis assumirá a função de Vogal do Conselho Diretivo deste Instituto Público.
  • ACM lança IV Edição FAPE - candidaturas até 09 de março

    17-02-2020
    O ACM, I.P., lança esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a IV Edição do FAPE - Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) - 2020-2021, com a publicação do seu regulamento e respetivos anexos. O período de apresentação de candidaturas irá decorrer até dia 09 de março 2020.
  • 4.ª Edição OPRE - Bolseiros/as admitidos/as

    17-02-2020
    Conheça a Lista dos/as bolseiros/as admitidos/as à 4.ª Edição OPRE - Programa Operacional de Promoção da Educação. Promovida pelo ACM, em parceria com a Associação Letras Nómadas, esta iniciativa dirige-se a estudantes das comunidades ciganas que se encontram a frequentar o ensino superior, tendo o objetivo central de mitigar as barreiras existentes entre estas comunidades e o sistema de ensino formal, bem como evitar o abandono precoce neste ciclo de estudos.
  • 4.ª Edição OPRE - nova fase de candidaturas até 20 de fevereiro

    17-02-2020
    O ACM lança esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, uma nova fase de candidaturas à 4.ª Edição OPRE - Programa Operacional de promoção da Educação. Inscreva-se até dia 20 de fevereiro!
  • 4.ª edição OPRE - Candidaturas abertas até 31 de janeiro

    24-01-2020
    Abre esta quarta-feira, dia 24 de janeiro, o período de candidaturas à 4.ª Edição do OPRE - Programa Operacional de Promoção da Educação, prolongando-se esta fase até 31 de janeiro de 2020. Promovida pelo ACM, em parceria com a Associação Letras Nómadas, esta iniciativa dirige-se a estudantes das comunidades ciganas que se encontram a frequentar o ensino superior, tendo o objetivo central de mitigar as barreiras existentes entre estas comunidades e o sistema de ensino formal, bem como evitar o abandono precoce neste ciclo de estudos.
6919 resultados em 692 páginas

FACEBOOK